sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Professores da CTB-CE lançam nota sobre greve da categoria

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) avalia como “vitoriosa” a greve dos professores da rede estadual de ensino. Em nota, a entidade classista destaca a unidade e mobilização da categoria para o êxito da paralisação. Veja a seguir a íntegra do documento:

Vitória da Educação

Vitoriosa! é esse o termo mais acertado para qualificar nossa GREVE. Foram 63 dias em que os bravos guerreiros e guerreiras enfrentaram todos os obstáculos e construíram o maior movimento paredista de todos os tempos na História da educação no Ceará.

A unidade da categoria, sua organização e senso de responsabilidade ganharam a adesão da sociedade e a repercussão da nossa luta ultrapassou as fronteiras do Estado e ganhou o Brasil e o exterior. Com um importante capital político, auto-estima elevada e cabeça erguida a categoria num gesto de coragem, em resposta à sociedade que clamava pelo retorno a normalidade nas escolas estaduais, decide soberanamente suspender a Greve por 30 dias buscando, através da negociação, ganhos reais para os trabalhadores em educação.

Enquanto a categoria se mantém mobilizada na capital e no interior, uma comissão formada por dirigentes sindicais e representantes de base manteve um calendário de reuniões com representantes do governo buscando a construção de uma proposta que atenda as reivindicações dos professores. A tão aguardada proposta veio na última sexta-feira, dia 04 de novembro.

Os professores e professoras que constituem o núcleo de base da Central dos Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil – CTB analisando a proposta apresentada avaliam que esta representa avanço em relação a outras, anunciadas anteriormente, pelo governo e que os professores e professoras venceram mais uma batalha na luta em defesa da educação e da carreira do magistério.

- Conquistamos com nossa Greve a manutenção do atual Plano de Carreira;
- Ganho real de 8,5% acima da reposição inflacionária;
- As regências de classe de 10% para graduados e especialistas são mantidos e estabelecidos 20% para mestres e 30% para doutores;
- 1/3 da jornada com atividades extraclasse de forma escalonada, iniciando-se em 2012;
- Elevação dos atuais 66% do FUNDEB destinados ao pagamento dos professores para 80% até 2013, garantindo ganho real para os próximos três anos;
- Além dos reajustes salariais na data base 1º de janeiro ajustes em outubro de cada ano já a partir de 2012;
- realização de concurso público em 2012 para contratação de professores;
- Manutenção do interstício anual de 5% entre os níveis da tabela.
Entendemos que nossa GREVE DOS PROFESSORES é vitoriosa, que a luta continua e que muito temos a conquistar, defendemos que a proposta seja aprovada pelos colegas, e que o forte sentimento de unidade que nos levou a essa importante conquista continue impulsionando nosso movimento rumo a grandes vitórias da educação e dos profissionais do magistério
Núcleo de Professores da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário